sábado, 29 de maio de 2010

ALICE NO PAÍS DA MATEMÁTICA: ARGUMENTOS E PARADOXOS

E quase no final do ano lectivo,

incluído no UNIDIVERSO


ALICE NO PAÍS DA MATEMÁTICA

(Ou: Filosofia? Matemática? Nonsense?)

dia 1 de Junho (terça-feira)

às 10h. 20 min.,
na Biblioteca




Uma sessão dinamizada por Ana Vieira a partir de
Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carroll.

sexta-feira, 28 de maio de 2010

A SESSÃO DE BARREIROS

Perante turmas silenciosas, mas não apáticas, João Barreiros, apresentado pela professora Ana Páscoa, falou sobre ficção científica, autores preferidos, razões da segregação do género, sonhos de um porvir auspicioso (graças à ciência e à técnica) versus medos de um porvir trágico (graças à ciência e à técnica), erros de livros e/ou filmes de fc (como raio se propaga o som no vácuo, em Star Wars, ou como seriam possíveis espadas de laser que não esticassem até ao infinito, ou como poderia o homem invisível não ser cego?) e apresentou-nos o «livro do futuro»: o e-book.

O silêncio do público não revelava indiferença, mas um misto de timidez, reverência, atenção.
Barreiros falou, ligou, deslumbrou, lançou piadas, foi politicamente incorrecto, cáustico q. b., espantou com os paradoxos (por exemplo sobre os viajantes no tempo); tratou, a partir das duas ou três únicas perguntas que lhe fizeram, de um seu conto em particular, O Caçador de Brinquedos.

Há-de voltar, para nova sessão, a esta escola em que já deu aulas - a escola que, assim consta da dedicatória que rabiscou no livro oferecido por si à biblioteca, o «acolheu durante longos anos».

segunda-feira, 17 de maio de 2010

UNIDIVERSO


UNIDIVERSO

APRESENTA

OUTROS GÉNEROS E COISAS DESSE GÉNERO II - FICÇÃO CIENTÍFICA

Uma conversa com o notável autor de Ficção Científica, João Barreiros, em torno do seu conto
O Caçador de Brinquedos



5ª-feira, dia 27 de Maio

15h. 30 min

Na Biblioteca da Espjal

domingo, 16 de maio de 2010

SESSÃO ADIADA

Caríssimos leitores:

Acabo de receber um mail da professora Conceição Pereira, que faria a apresentação de Glen Baxter. Infelizmente, por razões que nos (e lhe) são alheias, a sessão programada não poderá realizar-se. A todos os que mostraram interesse, as minhas sinceras desculpas.

Esperamos que seja um adiamento, não uma desistência definitiva.

Entretanto, a quem tenha ficado com água na boca, sugiro, e até que seja possível realizar-se uma sessão Baxter, que não deixe de pesquisar, porque vale a pena. Glen Baxter é extraordinário e vale realmente a pena ser conhecido!

Sirva o "link" que encontram no post anterior (em que anunciávamos a sessão) como um ponto de partida.

sábado, 15 de maio de 2010

UNIDIVERSO: GLEN BAXTER


UNIDIVERSO APRESENTA

*


GLEN BAXTER: IMAGEM E LEGENDA

Sessão acerca do extraordinário cartunista
dinamizada por

Conceição Pereira & alunos no âmbito de Inglês





5ª-feira, dia 20 de Maio, 8h. 30 min., na Biblioteca/Centro de recursos


(http://www.glenbaxter.com/)

terça-feira, 11 de maio de 2010

UNIDIVERSO: AS PALAVRAS (EN)CANTADAS

Sei, de Tiago Torres da Silva, que tem vasta obra dramática e muitos poemas escritos para canções. Aliás, para os leitores mais curiosos, deixo ligação ao seu blogue, Canções do Tiago, onde poderão espreitar alguma coisa do que ele vem trazendo à música portuguesa. Basta que cliquem aqui.

Contamos com a presença de Tiago Torres da Silva, no âmbito do Unidiverso, na Biblioteca da escola,

Sexta-feira, dia 14,

Às 15 h. 30 min., na sessão

PALAVRAS (EN)CANTADAS,

para conversar connosco acerca de «escrever para música».

sábado, 8 de maio de 2010

ECOS DO UNIDIVERSO

Amigos, tenho sido preguiçoso a dar conta do que vem decorrendo.
Mas - nem sequer isto referi - o primeiro debate acerca do romance de Camus foi excelente. Os alunos, que viram numa fotografia, lá para trás, de dedo no ar, respondendo à pergunta «Quem leu?», não só tinham lido, como (não todos, mas muitos deles) falaram sobre as suas impressões, o perturbador incómodo que lhes ficara aquando da leitura. E, de algum modo, filosofámos. Que sentido tem a vida, que estrangeiros somos, também, todos nós, em que medida nos parecemos com Sísifo na realização das nossas tarefas quotidianas, o que nos resgata do medo, do vazio, da frieza.

João Lemos, por sua vez, foi aquilo a que nos habituou: magnífico.
Fez jus ao que lhe chamei na apresentação: ele próprio «uma ligação de ligações, por vezes um pouco delirante, mas sempre irresistível». Falou da BD ao longo do tempo, mostrou-nos praticamente homens das cavernas inscrevendo já pranchas de Banda Desenhada nas paredes das grutas, falou-nos de como a própria escrita chinesa seria uma estilização de desenhos, ligados numa espécie de narrativa; ou acerca de comics medievais; ou de neuróticos do pormenor desenhado: os meus alunos não me falam de outra coisa - perguntam-me como se chamava o "maníaco da minúcia" que Lemos apresentou. Não me lembro, caramba... ; e concluiu uma sessão inolvidável - para um 7º, um 8º, um 9º e um 10º, público absolutamente inédito - com o testemunho de como os «antigos» contavam, no terreno, uma história aos antílopes, para os levarem a cair no poço. A BD impregnando tudo - todos os tempos, todas as actividades, no cerne da própria caça.

As outras promessas vão-se aproximando. Tiago Torres da Silva, poeta e letrista, que nos vem falar da adaptação das palavras à música (dia 14); João Barreiros, que conversará sobre ficção científica, a partir de um conto seu (27); Gonçalo M. Tavares, que dinamizará um workshop em torno de uma ideia extraordinária. E Glen Baxter. E Alice no País da Matemática. É o universo inteiro a cair-nos em cima. O unidiverso...