quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Silêncio Ensurdecedor

Todos nós já ouvimos falar daqueles momentos solenes em que o mundo se junta num só pensamento e faz um minuto de silêncio.

Desta vez não foi 1 nem 2, mas 45 minutos, que uniram alunos, professores e funcionários.

O silêncio podia ser imperial , mas dentro da cabeça de cada um corria um mar de pensamentos,mar turbulento de ondas ruidosas que desaguavam no mundo do imaginário e do fantástico.

Desde miúdos a graúdos, todos deram a mão ao seu livro e partiram numa viagem que só um livro nos pode levar a fazer : a viagem ao sonho e ao irreal.

E no meio daquele silêncio vagueiam os guardiões de todos os livros, aqueles que contêm a chave do sagrado refúgio. E na sua gôndola navegando no rio de pensamentos, iam registando aquele tributo aos seus companheiros.

Pois não é sempre que homem e livro se unem num só.
jpg

2 comentários:

  1. À cegueira de uma amiga que me dizia: «A vossa iniciativa é visualmente muito bonita, mas para que serviu realmente?», respondi mostrando-lhe este post. Diz o que interessa. Está lá tudo: o enaltecer do acto de ler, pondo a escola toda parada em torno desse acto, a solenidade e a cumplicidade contidos no gesto, a descoberta do prazer num ambiente diferente, num acto solitário e colectivo simultaneamente.

    O blogue tem estado a ser lido? Eu não gostava de pressionar, mas sei, por experiência própria, que só terá pernas para andar se as pessoas começarem a ler e a manifestar-se. comentem, façam o favor de escrever, divulguem, tornem a visita um hábito.

    ResponderEliminar
  2. Excelente. É por iniciativas como esta que às vezes tenho saudades da ESLAV.

    ResponderEliminar