quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

LIVROS e LEITORES


Outros dois encontros, em que as leituras pessoais estiveram também em destaque, seria imperdoável não divulgar: um ainda em Dezembro, exactamente na última semana de aulas, o outro logo a seguir ao pequeno-almoço com o senhor Descartes (ainda havia chá...).

Os alunos do 10º C, com a professora Maria João Lima, aceitaram deixar o espaço de conforto, como se diz agora, da sala de aula, e convidar outra turma, o 9º D, para assistir à apresentação de dois livros do contrato de leitura. Dois títulos de qualidade indiscutível, e muito diferentes entre si, sendo também muito diversas as abordagens realizadas. O grupo que falou sobre o romance de Marina Mayoral, Tristes Armas, trouxe vasta e variada informação, sobre a autora, claro, mas sobretudo sobre o fundo histórico em que a narrativa se constrói, a Guerra Civil de Espanha, realidade terrível, desconhecida para a maioria dos assistentes, e que aconteceu aqui tão perto e há tão pouco tempo. O segundo título, o clássico e belíssimo O Velho e o Mar, de Ernest Hemingway, prestava-se a uma leitura menos factual e mais simbólica. e foi exactamente o que fizeram ambos os alunos que a apresentaram, curiosamente feita individualmente, dando oportunidade ao confronto e complementaridade de duas perspectivas.

O segundo encontro foi o regresso da RODA DE LVROS do agora 11º B, que tanto nos tinha encantado, nas edições anteriores.

Um pouco entorpecida de início, a Roda demorou um nadinha a deslizar, mas, depois de começar, recuperou a já conhecida agilidade e leveza. Sem papéis nas mãos, a memória das páginas lidas, a visão crítica e pessoal, a conversa.

A turma está diferente, mas não está. Quer dizer, há algumas caras novas, mas parece que sempre pertenceram ao grupo, não se nota estranheza ou inibição. Se calhar, é um dos segredos para que as coisas corram tão bem!

Quanto aos livros, o primeiro foi o Estranho Caso de Dr. Jekyll e Mr. Hide, o conhecido e apaixonante clássico de Robert Louis Stevenson. Seguiu-se-lhe uma emocionada apresentação de Marina, o último romance editado em Portugal do catalão Carlos R. Zaffon, o autor de A Sombra do Vento. Já só houve tempo para o terceiro volume da tetralogia As Brumas de Avalon, de Marion Zimmer Bradley.

E resta-nos pedir para não demorar muito, a próxima RODA. Somos fãs!

1 comentário:

  1. Entretanto, recebi o comentário do 10ºC que aqui deixo, com muito agrado:
    "No final do primeiro período, na Biblioteca da nossa escola, apresentámos dois livros lidos no âmbito do Contrato de Leitura /Projecto aLeR+ aos alunos da turma 9ºD. Apesar do persistente nervosismo nos primeiros minutos das nossas apresentações, sentimo-nos muito felizes no final. Foi muito bom partilhar com os nossos colegas e professores a nossa interpretação das obras lidas: Tristes Armas de Marina Mayoral e O Velho e o Mar de Ernest Hemingway. As pesquisas que realizámos para enriquecer o conteúdo do nosso trabalho e o entusiasmo com que esta actividade foi desenvolvida por nós foram também aspectos que quisemos transmitir aos nossos convidados. Gostámos igualmente de conversar com os nossos colegas sobre a importância que os livros têm ou poderão ter na nossa vida. Por vezes, basta perder alguns minutos e aí está, encontramos o livro certo! A Biblioteca da nossa escola pode dar-nos algumas ideias!"
    Voltem sempre!!!

    ResponderEliminar