sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

DAVID MARÇAL, O COMEDIANTE CIENTÍFICO

David Marçal, que tinha sido, há já algum tempo, convidado a visitar-nos, conseguiu finalmente estar presente na Biblioteca, diante de uma assistência numerosa, risonha e atenta, para, simultaneamente:

a) recordar-nos o seu percurso, desde o saudoso tempo em que foi aluno nesta escola (à roda de 1995),

b) falar da sua pós-graduação na área de "comunicação do saber científico", de que o brilhante Carl Sagan foi um pioneiro [e se tem revelado a forma certa de conjugar os interesses e conhecimentos científicos de David Marçal e o seu talento para a escrita],

c) referir a importância do sentido de humor na divulgação da ciência: David Marçal trabalhou para o suplemento satírico "Inimigo Público" e é o criador de um delirante projecto de cientistas que se dedicam à Stand-up comedy, o "Cientistas em Pé",

d) apresentar-nos o seu livro, "Darwin aos Tiros", que é um extraordinário exemplo da arte de cativar, falando sobre episódios da História da Ciência de uma forma absolutamente impagável.

E foi precisamente o que sucedeu ao longo da sessão: o exercício de saber e bom humor que consistiu em mostrar-nos o lado mais humano da ciência, trazida até mesmo ao pé de nós, desentalada de um pedestal onde os leigos a vêem, quase sempre, respeitosa e longinquamente.

Como dizia a Paula Fonseca, encantada, o David foi a prova viva de que se pode ser um cientista, um comediante nato e talentoso e um jovem bonito, tudo ao mesmo tempo. (Não é o meu caso, claro, porque não sou cientista...)

1 comentário:

  1. Disse, sim senhor, e esse conjunto de informações, indesmentíveis como factos científicos, será repetido na página do aLer+!
    Acrescentaria, ainda, que também me encantou uma das motivações para o trabalho desenvolvido pelo David Marçal: a defesa de que a cultura científica deve estar ao acesso de todos, até como alerta contra a pseudo-ciência que constantemente nos desinforma. A sua postura e a qualidade do que faz são totalmente coerentes com este princípio.

    P.S. - (Claro!)

    ResponderEliminar